Dança Clássica-
Atenção aqui o aprumo é a regra: não há cabelos desalinhados nem collants tortos!No principio dos princípios contentar-te-ás e já é muito - como aprender a: andar graciosamente, correr ouvir a música, o seu tempo, as suas variações. Não esqueças que a dança assenta sobre o ritmo e o compasso!
Uma aula de dança clássica decorre em dois tempos: a barra e o centro. O primeiro tempo, como o seu nome indica, efectua-se na barra, enquanto o segundo pratica-se no centro do estúdio o que quer dizer sem apoio.
Para os principiantes, as aulas incluem exercícios no solo, conhecidos pelo nome de barra de chão, e depois uma pequena barra muito separada. A aula terminará no centro, com exercícios simples visando aprender a controlar o equilíbrio.
Para que serve o trabalho na barra? É indispensável, porque permite o aquecimento e o relaxamento progressivos. É aí também que aprenderás a "posicionar-te", melhor dizendo a manter-te correctamente.
Geralmente, é preciso passar dois anos num curso de principiantes para ascender à classe superior com um bom sentido de colocação, necessário para uma progressão harmoniosa.
Mas, para facilitar o trabalho na barra, executarás, inicialmente, exercícios no solo. O teu profes-sor mostrar-te-à como executar cada movimento. Depois corrigirá a tua posição e ajudar-te-à a efectuar certos movimentos, como por exemplo os alongamentos.
Pormenor importante: o acompanhamento musical vai habituar-te a entender o compasso e a cadência e ajudar-te-à a adquirir um melhor sentido do ritmo.
O teu equipamento de dança- Escolhe vestuário justo para que o professor possa ver se a tua posição está correcta. Mas, atenção, não muito justo, precisas de te sentir à vontade dentro dele. No início da aula, até que o corpo fique aquecido, podes pôr protecções para as pernas e o peito. Retirá-los-ás quando estiveres quente.
Os cabelos não devem incomodar-te e devem contribuir também para te dar uma silhueta nítida. Se os cabelos forem compridos, amarra-os num carrapito ou entrança-os à roda da cabeça: estes penteados destacam bem a nuca e dão uma boa linha à cabeça e ao pescoço. Acrescenta uma fita para segurar as madeixas mais rebeldes. Se forem meio compridos, prende-os também com ganchos e uma fita. E mesmo os cabelos curtos - nos rapazes ou nas raparigas - podem ser fixados com uma fita.
Tradicionalmente, o vestuário dos rapazes é sóbrio: calção preto ou azul escuro e t-shirt branca. Mas os fabricantes dispõem de numerosos fatos, tanto para os rapazes como para as raparigas. Dependendo da escola e do nível que frequentas, o vestuário será mais ou menos elaborado.
Transpirarás muito durante as aulas: não te esqueças de lavar o fato todas as vezes que o usas. De maneira geral, tenta ter cuidado com os teus objectos de dança: como são de tecido elástico, poderás usá-los dois anos seguidos, a não ser que tenham nódoas ou estejam rasgados!.
0 que vestes nas aulas são modelos adequados ao nível e movimentos executados. Mas precisas de pensar na grande noite: a da gala de fim de ano! Para noite de excepção, fato de excepção. 0 professor decidirá o que vestirá cada um ou cada uma. Para as meninas, será talvez o famoso tutu das bailarinas: é uma saia de tule tufada, em várias camadas. Pode ser curta, de tamanho médio ou comprida, segundo o tipo de espectáculo. Para as galas, costuma-se usar a imaginação e criam-se fatos originais e próprios para a execução do papel que vais desempenhar.
As sapatilhas de dança- Os rapazes calçam sapatilhas de couro fino (meia-ponta) negras ou brancas e presas por um elástico. As raparigas usam sapatilhas cor-de-rosa em couro ou em cetim. As raparigas iniciam-se com sapatilhas de meia-ponta e só utilizam as sapatilhas de pontas quando o professor achar que os seus tornozelos estão suficientemente fortes para suportar aquele tipo de exercícios. Tal como as sapatilhas dos rapazes, as das raparigas podem ser presas por elásticos. As mais velhas preferem fitas apertadas à volta do tornozelo. As sapatilhas de dança custam caro porque são feitas à mão. Para as não estragar, calça-as apenas no início da aula e não as molhes. Por outro lado, podes sempre lavar as fitas. As sapatilhas de pontas são reforçadas na biqueira segundo os métodos de cada artesão, que guarda religiosamente o seu segredo. É preciso renovar o reforço muitas vezes porque a ponta amolece: uma bailarina profissional pode utilizar até dez pares de sapatilhas de pontas por mês!
Como coser as fitas- As sapatilhas costumam ser vendidas sem elástico ou sem fitas. Cada bailarina deve cosê-las. Precisas de uma fita de cetim cor-de-rosa, com a largura de um ou dois centímetros e com cerca de um metro de comprimento. Dobra o contraforte da sapatilha sobre a sola: é no interior da sapatilha, de cada lado da dobra, que deves coser as pontas da fita. Em seguida esticas a fita e corta-a ao meio. E é tudo.
Como atar as fitas- Aprenderás depressa a amarrar correctamente as fitas: nem demasiado apertadas nem demasiado largas, para que se mantenham sem te incomodar.
Cruza primeiro as duas fitas no peito do pé e passa-as por detrás do tornozelo. Cruza as fitas atrás do tornozelo e passa-as para a frente. Cruza as fitas à frente, em cima do primeiro cruzamento. Leva as pontas da fita para trás dos tornozelos e amarra-as duas vezes. As pontas deverão ficar invisíveis: esconde-as bem sob as fitas.
Se treinares em casa- É indispensável tomares algumas precauções. Não tentes dançar se te sentes cansado ou se os teus músculos estão doridos depois de uma aula de dança. Faz lenta e progressivamente o aquecimento.
Como na sala de dança, precisas de um chão de madeira ou coberto por um revestimento de plástico. Sobretudo, nunca dances numa superfície dura. Tenta ter consciência da tua postura e corrige-a sempre que necessário. Pensa igualmente em respirar como o teu professor te ensina. É normal que aches por vezes difícil ou estranho o que estás a aprender, mas, com um pouco de hábito, estarás muito à vontade nestas evoluções. 0 treino em casa é uma boa ocasião para verificar se compreendeste bem a aula anterior.
E, se houver qualquer coisa que não percebas, não hesites, pergunta ao teu professor(a).
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Dança contemporânea:
"A dança contemporânea surgiu na década de 1950, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Depois de um período de intensas inovações e experimentações, que muitas vezes beiravam a total desconstrução da arte, finalmente - na década de 1980 - a dança contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem própria, embora algumas vezes faça referência ao ballet,ao jazz e ao hip hop.
Mais que uma técnica específica, a dança contemporânea é uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna.
[...]Aliado a isso, viu-se a necessidade da pesquisa teórica para complementação da prática.
[...]A dança moderna modificou drasticamente as "posições-base" do ballet clássico, além de tirar as sapatilhas das bailarinas e parar de controlar seu peso. Ela mantém, no entanto, a estrutura do ballet, fazendo uso de diagonais e da dança conjunta. A dança contemporânea busca uma ruptura total com o balé, chegando às vezes até mesmo a deixar de lado a estética: o que importa é a transmissão de sentimentos, idéias, conceitos. Solos de improvisação são bastante freqüentes.
A composição de uma trilha para um espetáculo de dança contemporânea implica diversos outros fatores além da própria composição musical.
A dança contemporânea não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la.
Esse tipo de dança modificou o espaço, usando não só o palco como local de referência. Sua técnica é tão abrangente que não delimita os utensílios usados. O corpo, pesquisando suas diagonais, não delimita estilos de roupas, músicas, espaço ou movimento."
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